(Programa de Actividade Física e Nutrição Para Adolescentes)

 

 

É um projecto de investigação no domínio das Ciências do Desporto e da Saúde, englobando a avaliação dos seguintes parâmetros: Actividade e Aptidão Física; Nutrição; Sobrepeso e Obesidade; Maturação Biológica; Envolvimento Físico, Social e Institucional e Síndrome Metabólica. Este projecto é da responsabilidade da Universidade da Madeira (UMa) e da Secretaria Regional de Educação (SRE), tendo ainda parcerias com a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais (SRAS) e outras instituições do ensino superior tais como, Universidade do Porto (UP-FD) e University of South Carolina (EUA), sendo o investigador responsável, a Professora Doutora Maria João Almeida (UMa).

 

 

O estudo PANPAs (Programa de Actividade Física e Nutrição Para Adolescentes):

É um estudo de intervenção no meio escolar, direccionado para a adopção de estilos de vida saudáveis, com uma duração de dois anos lectivos consecutivos (2009/2010 e 2010/2011), com início em Setembro de 2009 e término em Julho de 2012.

 

Objectivos do Estudo:

O estudo tem como objectivos gerais:

a) aumentar os níveis de Actividade Física (AF) e Aptidão Física (AptF);

b) aumentar a adopção de hábitos alimentares saudáveis;

c) estabilizar ou diminuir a taxa de prevalência de excesso de peso e obesidade, bem como de outros indicadores metabólicos associados pressão arterial, glicose, HDL e triglicéridos.

 

 

Procedimentos:

A participação dos alunos (5. ° e o 7. ° ano de escolaridade) neste estudo decorrerá na escola, em períodos do dia a acordar com o Órgão de Gestão e com os professores responsáveis, sem prejudicar o normal funcionamento das actividades escolares. Essa participação envolverá a realização de avaliações no domínio da saúde e do crescimento: através do registo/medição de: peso, altura, perímetros da cintura, pregas adiposas tricipital e geminal, pressão arterial, Aptidão Física (Bateria de testes do Fitnessgram), Actividade Física (aplicação de questionários e utilização de acelerómetros), e maturação (por questionário). A análise do colesterol total (fracções de LDL e HDL), glicemia, e triglicéridos será feita com recurso a recolha de sangue feita por profissionais especializados.

Os factores interpessoais, psicossociais e do envolvimento físico, social e institucional serão estudados através da observação directa e/ou da aplicação de questionários aos alunos, Encarregados de Educação, professores de Educação Física e Órgãos de Gestão.

 

 

Confidencialidade:

Toda a informação recolhida será confidencial. Os resultados do estudo serão publicados mas, em momento algum, o nome ou identidade de qualquer participante será revelado. 

Make a Free Website with Yola.